As condições e o meio ambiente de trabalho na indústria da construção devem garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores e das trabalhadoras. Diante disso, a Fundacentro publica a 3ª edição do livro “Recomendações Técnicas de Procedimentos n.º 05”, devido às mudanças ocorridas nas normatizações ligadas à segurança do trabalho em eletricidade.
Segundo os autores, Maurício José Viana e Swylmar Santos Ferreira, o objetivo principal da RTP 05 “é orientar profissionais de segurança e saúde no trabalho (SST) e demais atores sociais envolvidos ou presentes nas atividades da indústria da construção quanto aos riscos relacionados às instalações elétricas em canteiros de obras”.
São nove capítulos e quatro apêndices que trazem informações aos profissionais de SST da área de eletricidade e de segurança do trabalho, com maior embasamento técnico relativo a instalações elétricas temporárias em canteiros de obras.
Na publicação, Maurício e Swylmar explicam que para prevenir acidentes na construção civil, é fundamental implementar medidas proativas, como a identificação e mitigação de riscos, bem como a adoção de práticas seguras de trabalho que incluem treinamento adequado aos (as) trabalhadores (as).
Incluem também o equipamento de proteção individual (EPIs), a supervisão regular das operações no ambiente laboral e, sobretudo, uma cultura de segurança e saúde no trabalho.
Assim como as edições anteriores, a RTP 05 está adequada às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – Norma Brasileira (NBR 16384): Segurança em eletricidade – Recomendações e Orientações para trabalho seguro em serviços com eletricidade, NBR IEC 61439-4: conjunto de manobra e comando de baixa tensão parte 4, requisitos particulares para conjuntos para canteiros de obras (CCO).
Em especial, a norma ABNT NBR 17018: instalações elétricas de baixa tensão traz requisitos para instalações em locais especiais, instalações para canteiros de obras de construção e de demolição, os quais são específicos sobre instalação elétrica temporária em canteiros de obras, essenciais para aprimoramento desta recomendação.
A publicação “Recomendações Técnicas de Procedimentos nº 05 – 3ª edição” está disponível para consulta no portal institucional da Fundacentro.
Fonte: Fundacentro