De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o mês de dezembro será marcado por altas temperaturas e chuvas acima da média no interior de São Paulo. O calor e a umidade vão favorecer a formação de tempestades, acompanhadas por descargas atmosféricas. E com a maior incidência de raios, que juntamente com as causas relacionadas a vegetação são responsáveis por 42% dos casos de interrupção do fornecimento de energia, a Neoenergia Elektro intensificou o investimento em tecnologias para deixar a rede elétrica mais resistente aos impactos provocados pelos danos da natureza.
Nos últimos três anos, a empresa investiu R$ 3,7 milhões na tecnologia Self Healing, instalada em pontos estratégicos de Limeira. Aproximadamente 75% do município conta com essa proteção, favorecendo mais de 108 mil clientes dos bairros: Centro, Jardim Piratininga, Parque Abílio Pedro, Jardim Parque Avenida, Jardim Ibirapuera, Jardim Ouro verde, Parque das Nações, Vila Cláudia, Jardim Nova Europa, Jardim Caieira, JardIm Santina Peccinini entre outros.
A tecnologia Self Healing auxilia na recomposição do sistema elétrico automaticamente, no menor tempo possível, em caso de interrupções. Quando árvores ou raios caem sobre a rede elétrica durante uma tempestade, por exemplo, interrompendo o fornecimento de energia, o sistema já identifica o trecho onde houve a interrupção, isola a área danificada e normaliza o fornecimento de energia em poucos segundos para a maior quantidade possível de clientes impactados.
É por isso que é mais comum os clientes sentirem a luz piscar durante as tempestades, são os equipamentos atuando para evitar desligamentos que poderiam ser bem mais longos.
ORIENTAÇÕES
A Neoenergia Elektro reforça orientações de segurança para os dias de tempestades com raios:
- Não utilize aparelhos domésticos ligados na energia se estiver com o corpo molhado e descalço;
- Em caso de choque elétrico, desligue imediatamente o disjuntor da residência e só depois auxilie a vítima;
- Não utilize telefone celular com o carregador conectado na tomada;
- Evite o uso do T (benjamim);
- Se estiver ao ar livre, busque abrigo tão logo veja nuvens carregadas no céu ou escute um trovão;
- Não fique próximo a cercas de arame;
- Não fique próximo a objetos metálicos pontiagudos como enxadas, pás e facões;
- Não caminhe em áreas descampadas;
- Não fique parado em rodovias, ruas ou estradas;
- Não suba em locais como telhados, terraços e montanhas;
- Não entrar no mar, rio ou piscina durante uma tempestade;
Em caso de queda da rede elétrica, não se aproxime e avise imediatamente a concessionária pelo 0800 701 01 02.
Fonte: Neoenergia Elektro