A CPFL Paulista entregou, no dia 21 de novembro, o conjunto de projetos de eficiência energética desenvolvidos nos hospitais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ao longo dos últimos três anos. Com um investimento total de R$ 5 milhões, as ações fazem parte do programa CPFL nos Hospitais, iniciativa mantida pela companhia através do Programa de Eficiência Energética ANEEL. Ao todo, foram instaladas quatro usinas fotovoltaicas e substituídas 11.465 lâmpadas por modelos LED, mais econômicas e eficientes. Sete unidades hospitalares foram beneficiadas.
Estiveram no evento Bruno Monte, diretor de estratégia e inovação da CPFL Energia; Roberto Sartori, diretor-presidente da CPFL Paulista; Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles, magnífico reitor da Unicamp; Dr. Sérgio Bisogni, presidente do Hospital Mário Gatti e o Prof. Dr. Luiz Carlos Pereira da Silva, coordenador do Campus Sustentável da Unicamp
As usinas instaladas na Unicamp somam uma potência de 1.095,5 kWp e devem gerar uma economia de 1.615,8 MWh/ano. Além disso, as usinas geram energia renovável, positiva ao meio ambiente, evitando que aproximadamente 435,05 toneladas de CO2 sejam emitidos na atmosfera, o mesmo que o plantio de 2.610 árvores ao ano.
Entre as unidades de saúde privilegiadas estão o Hemocentro, o Caism, o Centro Integrado de Nefrologia (CIN), o Centro de Saúde da Comunidade (CECOM), o Gastrocentro, o Hospital das Clínicas e o Instituto de Otorrinolaringologia Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU).
Com a instalação de usinas fotovoltaicas e a modernização das lâmpadas, os hospitais vem reduzindo as despesas relacionadas à energia elétrica e poderão redirecionar esses recursos para outras melhorias. A comunidade ganha duas vezes: com o melhor uso dos recursos e com o uso de fontes renováveis de energia”, destaca o diretor-presidente da CPFL Paulista, Roberto Sartori.
Sobre o CPFL nos Hospitais
O programa, criado pela CPFL em 2019, faz parte de um dos compromissos do Plano ESG 2030 da companhia, que irá investir R$ 290 milhões, até 2025, em iniciativas de eficiência energética em hospitais públicos e filantrópicos pertencentes às áreas de concessão das quatro distribuidoras do Grupo (CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE). Entre as principais ações executadas estão a instalação de usinas solares fotovoltaicas e a substituição de lâmpadas menos eficientes pela tecnologia LED.
Fonte: CPFL Energia