O aplicativo SST Fácil disponibiliza um novo conteúdo sobre “Prevenção de Choque Elétrico” e subtema “Eletricidade”. De autoria do engenheiro eletricista e de segurança do trabalho, Swylmar dos Santos Ferreira, analista aposentado da Fundacentro.
Swylmar aponta que a segurança em eletricidade engloba as medidas adotadas para a proteção dos trabalhadores e pessoas em relação a choques elétricos e arcos elétricos, além de graves queimaduras e incêndios causados por curto-circuito.
A eletricidade é uma energia perigosa por não ter cheiro, nem cor, nem se ver. Já o risco é a possibilidade, elevada ou reduzida, de alguém sofrer danos provocados pelo perigo. Podemos definir que perigo elétrico é uma situação perigosa na qual um contato ou a falha de algum equipamento pode resultar em choque elétrico.
Choque elétrico
Os choques elétricos podem variar em gravidade, desde sensações leves de formigamento, lesões graves e até fatais. Os efeitos do choque elétrico no corpo dependem de diversos fatores, os quais incluem a intensidade da corrente e o caminho percorrido pelo corpo, bem como a duração do choque e a saúde de forma geral da pessoa afetada.
“A segurança elétrica é importante para que se possa identificar os perigos associados ao uso da eletricidade e procurar diminuir os riscos elétricos”, frisa o engenheiro.
O conteúdo disponível como um jogo de perguntas e respostas traz três lições que envolvem os riscos envolvendo choque elétrico por contato direto ou indireto e outros temas correlatos.
O aplicativo pode ser baixado de forma gratuita no Google Play e na Apple Store. Depois de baixado e para acessar qualquer tema, é necessário realizar o login.
Fonte: Fundacentro