A Enel Distribuição São Paulo divulgou no dia 08 de dezembro detalhes do Plano Verão 2023, preparado para agilizar o atendimento à população em momentos de crise, que acontecem com maior frequência na temporada de chuvas, de dezembro a março. Somente neste ano, a companhia investiu R$ 1,26 bilhão em ações voltadas principalmente à melhoria da qualidade do serviço prestado em toda a área concessão, que envolve 7,9 milhões de unidades consumidoras, em 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Do total investido, R$ 318 milhões foram em novas tecnologias, R$ 593 em manutenção de rede e R$ 358 milhões em expansão.
A Enel SP também apresentou o novo Centro de Operações, que funciona dentro da sede da companhia, transferida há pouco mais de um ano do município de Barueri para um prédio moderno na região da Chácara Santo Antônio, na capital. O Centro de Operações é responsável pela supervisão e controle do sistema elétrico de toda a região atendida pela concessionária e incorporou mais tecnologias e segurança para o monitoramento da rede com maior eficiência.
Entre as tecnologias disponíveis, destacam-se os sistemas de self healing e equipamentos de Telecontrole, sendo que foram investidos R$ 46 milhões em 2022 para a ampliação desses sistemas. A Enel SP vai encerrar o ano com cerca de 10 mil equipamentos deste tipo na rede de média tensão, número oito vezes maior do que o registrado em 2015, tendo crescido 26% só nos últimos dois anos. O recurso permite identificar de forma mais ágil possíveis falhas na rede elétrica causadas por fatores externos, como queda de árvores sobre a fiação, descargas atmosféricas ou acidentes envolvendo veículos e postes. Com o self healing, é possível reconfigurar a rede de forma automática, em menos tempo, e normalizar o serviço para boa parte dos clientes afetados pela interrupção inicial em questão de minutos. Os equipamentos de telecontrole são supervisionados a partir do Centro de Operações, que consegue comandar à distância a Rede Elétrica.
A eficiência deste projeto, em conjunto com outras tecnologias aplicadas na rede, pode ser observada na duração das interrupções no fornecimento de energia elétrica aos clientes da Enel SP. “Com a ampliação exponencial dos sistemas de telecontrole e digitalização da Rede, reduzimos em cerca de 44% a duração equivalente de interrupção de fornecimento aos nossos clientes nos últimos seis anos. Este ganho foi possível devido aos projetos de digitalização da rede de média tensão, entre outros investimentos”, afirma Dárcio Dias, responsável por Manutenção e Operação da Enel Distribuição São Paulo.
A Enel SP vem treinando as equipes para aumentar a expertise nos serviços em linha energizada, o que ajuda a reduzir o impacto dos desligamentos para os clientes. Também vem investindo em tecnologias para agilizar a manutenção preventiva por meio de inspeções com helicópteros em linhas de subtransmissão e, com drones, em redes de distribuição em áreas de difícil acesso.
A concessionária realizou 340 mil podas para desobstrução da rede elétrica em 2022, um investimento de R$ 62 milhões no ano. Também implementou a poda robotizada, inovação tecnológica que permite cortar galhos de árvores de forma segura utilizando equipamento hidráulico acoplado a um braço mecânico em um caminhão de cesto aéreo, tornando o processo mais ágil e reduzindo o risco de acidentes. Inicialmente, o equipamento entrou em operação na região Sul de São Paulo.
A Enel SP está ampliando os canais de atendimento ao cliente, com a adoção do WhatsApp a partir de dezembro de 2022. Os demais canais continuam disponíveis por meio de aplicativo, site, redes sociais (Facebook e Twitter), canal 0800 e lojas físicas.
Centro de Operações
Cerca de 150 profissionais se revezam 24 horas por dia, sete dias por semana, no Centro de Operações da Enel SP para fazer a supervisão e o controle da rede elétrica de toda a área de concessão em tempo real, além do direcionamento de equipes de campo para a execução das atividades emergenciais e programadas.
Outra tecnologia usada na operação é o despacho automático de incidências, inteligência que permite maior agilidade no envio e na atribuição de equipes para realizar reparos na rede originados de reclamações por falta de fornecimento. No momento em que o cliente fica sem energia, liga para a distribuidora, e essa informação é encaminhada automaticamente para um sistema que distribui as incidências para as equipes de campo mais próximas efetuarem os reparos. Hoje, cerca de 85% dos serviços são despachados automaticamente e monitorados pela Central de Operações através de relatórios online.
O Centro de Operações tem instalações modernas que permitem supervisão e controle em tempo real, incluindo a visualização de painéis operacionais em vídeo wall, com acompanhamento online de indicadores de qualidade (DEC/FEC), valores estimados de compensação, tempo médio de atendimento, incidências ativas, recursos disponíveis e níveis de carregamento do sistema. Conta ainda com mecanismo de previsão climática, que auxilia a tomada de decisão para emissão de estados de pré-alertas em condições de tempo adversas, permitindo definir de forma preventiva a mobilização de recursos extraordinários para enfrentamento de situação emergencial.
A Enel SP também institui salas de crise para monitorar eventos de maior impacto. “Nestas grandes ocorrências, acompanhamos a situação em tempo integral, para agilizar a tomada de decisão, dar suporte a necessidades urgentes e intermediar a troca de informações entre órgãos governamentais e prestadores de serviço públicos”, afirma Dias.
Fonte: Abc do Abc