CPFL reabre a Casa + Sustentável em Americana

CPFL reabre a Casa + Sustentável em Americana

Com a expectativa de receber 30 mil pessoas, em dias diferentes, para tours presenciais, o espaço está mais interativo e contou com investimentos de R$3 milhões da CPFL Energia mais recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em colaboração do Instituto Akatu.

Revitalizada em 2020, durante a pandemia, a Casa + Sustentável, em Americana, reabre para visitas presenciais com muita inovação e interatividade.

São 10 atrações e todas com o objetivo de ensinar, de forma lúdica, o uso consciente de energia e água.

Na sala da Casa + Sustentável tem um “Cinema Sensorial” que leva os visitantes a uma viagem no tempo para ver a origem do universo que aconteceu junto com a história da água e da energia proporcionando vida na terra.

Entre as atividades, a “Sala Fontes de Geração”, mostra, através de uma brincadeira em bicicletas, qual lâmpada consome menos energia. São três tipos diferentes: A lâmpada incandescente, a fluorescente e a LED.  “Pedalando”, o visitante vai aprender qual é a mais sustentável, aquela que é 10 vezes mais econômica.

Em um ambiente sustentável, é fundamental ter a captação da chuva, o uso de energia solar e renovável. Então, quem for visitar a Casa + Sustentável vai poder ver, na parte externa, como funciona esses sistemas que garantem também o funcionamento da horta e da mini estação fotovoltaica.

Os espaços possibilitam a acessibilidade para que todos usufruam das atividades e interações que a Casa oferece. Começando pelos espaços e recursos, que foram projetados para proporcionar a participação de cadeirantes e pessoas com outras restrições motoras. Os conteúdos audiovisuais contam com legendas, e pessoas com deficiência visual têm à sua disposição um aplicativo de visita guiada instalado nos tablets. Além disso, toda a visita se baseia numa proposta de experiência multissensorial, o que torna interações e aprendizados mais significativos e abrangentes para todos os públicos.

Com a pandemia, as visitas foram feitas de forma virtual, mas, agora, nestas férias de julho, o público passa a ter a oportunidade de aproveitar toda essa estrutura educacional de forma inovadora. As visitas de férias serão nos dias 16 e 23, das 9h às 12h. A organização exigirá comprovante de vacinação contra o Covid.

As atividades são gratuitas para escolas públicas de Educação Básica. Para escolas da rede privada e demais instituições, as visitas poderão ter um custo, a ser determinado a partir de janeiro de 2023.

Para solicitar o agendamento de uma visita à Casa Mais Sustentável, acesse Casa PC+ Sustentável PCJ (agua.org.br)

Fonte: CPFL