A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), recebeu doação da Enel Brasil de 40 câmaras refrigeradas, que serão distribuídas para 20 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs). Os equipamentos doados vão reforçar, inicialmente, o acondicionamento de vacinas contra a Covid-19 no Estado. A iniciativa é parte do Movimento Unidos pela Vacina.
Diferente dos freezers comuns, os novos equipamentos são regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), economizam mais energia e são os mais recomendados para o armazenamento dos imunobiológicos. A tecnologia agregada permite o monitoramento contínuo, com termômetro mais preciso que controla melhor o conteúdo interno com as variações externas, sistema de alarme para indicar alteração de temperatura e vidro antiembaçante.
Além das câmaras refrigeradas, em dezembro de 2020, a empresa fez a entrega ao Estado de 142 macas, 558 oxímetros e 130 cadeiras de rodas hospitalares, totalizando um valor de R$ 383.055,82 em doação. “Além da importância da tecnologia desses refrigeradores no acondicionamento das vacinas, essa doação tem o benefício da eficiência energética. O Grupo Enel se sente muito honrado em poder apoiar o Ceará nesse momento tão difícil. Fizemos parcerias para obras de infraestrutura elétrica para atender hospitais e unidades de campanha. Estamos cientes de nossa responsabilidade com o Estado e a sociedade cearense”, diz Osvaldo Ferrer, diretor institucional da Enel Ceará.
SOBRE O MOVIMENTO UNIDOS PELA VACINA
Lançado em fevereiro deste ano, o Movimento Unidos Pela Vacina é uma iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, em conjunto com empresários de todo o País, para tornar viável a vacinação da população brasileira contra a Covid-19. Com esse propósito, mais de quatro mil pessoas, entre artistas, cientistas, empresários e representantes de comunidades, entidades setoriais e da sociedade civil, uniram-se à executiva e suas 90 mil voluntárias, potencializando suas forças e vozes em benefício da vacinação.
Companhias ou instituições interessadas em participar do Movimento Unidos Pela Vacina podem entrar em contato diretamente com a iniciativa pelo site oficial.
Fonte: Governo do Ceará