A “Pesquisa: Utilização de IA na Indústria” da Fiesp revela desafios e oportunidades na adoção de IA

A pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) sobre a “Utilização de Inteligência Artificial na Indústria” conduzida entre 17 de junho e 5 de julho de 2024 com 304 empresas paulistas de diferentes setores,  traz insights importantes sobre o impacto da IA ​​no setor industrial brasileiro. O levantamento mostrou que, apesar de a Inteligência Artificial (IA) estar crescendo em relevância, ainda há desafios significativos para sua adoção mais ampla.

A pesquisa demonstrou que um número crescente de empresas brasileiras está explorando o uso de IA para melhorar a eficiência operacional, aprimorar processos produtivos e desenvolver novos produtos. No entanto, a adoção é desigual, com grandes empresas liderando o uso dessas tecnologias, enquanto as pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam maiores barreiras para incorporá-la.

Revela ainda, que o conhecimento sobre Inteligência Artificial (IA) ainda é limitado, com 65% das empresas afirmam ter pouca familiaridade com o tema. No entanto, o interesse em aprofundar esse conhecimento é expressivo, alcançando 78,8%. Além disso, o estudo aponta que 60,1% das empresas planejam implementar IA nos próximos meses.

Conheça os resultados aqui (link para o arquivo)