Energisa discute plano de contingência durante encontro com representantes da Defesa Civil do Estado de São Paulo

Monitorar em tempo real a aproximação de chuvas, intensidade dos ventos e a incidência de raios, com o intuito de antecipar a mobilização das equipes para atender possíveis demandas relacionadas a temporais. Essa atuação planejada e estratégica da Energisa Sul-Sudeste para mitigar os impactos dos eventos climáticos severos na distribuição de energia tem se tornado referência, como afirmam representantes da Diretoria da Divisão de Recuperação da Defesa Civil do Estado de São Paulo e Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Prudente e região.

Em visita à sede da Energisa em Presidente Prudente, na tarde de terça-feira, dia 23, representantes do órgão conheceram de perto o trabalho de monitoramento climático da concessionária, solidificado em um robusto plano de contingência. Eles foram recepcionados pela diretoria e gerentes Energisa, que os guiaram em um tour pela sede administrativa, pelo Centro de Operações Integradas (COI) – de onde é monitorado todo o sistema elétrico de 82 municípios – e a base operacional da empresa.

“Esse encontro surgiu a partir de uma reunião que tivemos na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com a finalidade de entendermos como as concessionárias têm trabalhado na área de monitoramento climático, a fim de trocarmos experiências para que tenhamos condições de oferecer uma melhor prevenção em situações de eventos climáticos extremos que, infelizmente, têm atingido diversas regiões do Estado”, afirma a Major Tatiana Rocha, diretora da Divisão de Aparelhamento e Obras da Defesa Civil do Estado de São Paulo, que estava acompanhada do diretor-adjunto do Centro de Gerenciamento de Emergências, tenente Matheus Roncatto; do engenheiro da Divisão de Recuperação da Defesa Civil, cabo Heber Moreira Costa; do coordenador regional da Defesa Civil, Renato Gouveia; e agente da Defesa Civil Denis Felipe.

Nessa primeira visita a uma distribuidora de energia do Estado de São Paulo, a major ressaltou o quanto se surpreendeu com a “maturidade da Energisa no uso de ferramentas de monitoramento, que anteveem os eventos climáticos e contribuem para trazer um melhor serviço à sociedade”.

Da mesma forma, para a concessionária o encontro foi uma ótima oportunidade de estreitar o relacionamento com a Defesa Civil, que tem sido parceira nas situações de contingências. “Nosso trabalho visa prestar o melhor atendimento aos clientes e pudemos mostrar em detalhes o nosso plano de atuação, expondo como a Energisa trabalha de forma antecipada aos temporais, sempre visando mitigar os impactos desses eventos climáticos severos à distribuição de energia. De igual modo, a Defesa Civil compartilhou como tem atuado e juntos vamos ampliar essa parceria para melhorar as ferramentas usadas na antecipação desses eventos climáticos, a fim de garantir a distribuição de energia e a segurança da comunidade”, acrescenta Tiago Luiz Diório Sanches, gerente de Operações da Energisa Sul-Sudeste.

Incidência de raios

Entre as ferramentas que fazem parte do dia a dia de trabalho da operação da Energisa está o monitoramento de descargas atmosféricas. Conforme a empresa, foram contabilizados 393.628 raios nas 24 cidades da sua área de atuação na região em 2023. Essa quantidade é 5% maior que o registrado no ano anterior, quando foram contabilizadas 374.444 descargas atmosféricas.

Do ponto da distribuição de energia, os raios podem causar inúmeros prejuízos, como princípio de incêndios e danos a equipamentos e estruturas. “Normalmente as descargas são atraídas por objetos metálicos, sistema de telefonia, antenas externas, redes de TV e internet via cabo. Por isso é importante ficar atento e adotar alguns cuidados nos dias de chuvas”, alerta Tiago.

Fique atento para evitar acidentes:

• Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;
  • Nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais;
  • Deixe para carregar o celular ou computador em outro momento e sempre opte por usar o notebook na bateria e pela rede Wi-Fi, dispensando o uso de fios;
  • Se possível, instale dispositivos de proteção contra surtos e aterre a rede elétrica da residência ou comércio;
  • Não utilize chuveiro, torneira elétrica, secador, chapinha e outros eletrônicos durante temporais;
  • Ao ouvir os trovões, não fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente;
  • Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres;
  • Se estiver dentro de um carro feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;
  • Não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados. Mantenha distância e acione imediatamente a Energisa pelos canais de atendimento: Call center – 0800 70 10 326; WhatsApp/Gisa – (18) 99120-3365 ; aplicativo para celular Energisa On; ou site www.energisa.com.br.

Fonte: O Diário do Vale