Cinco projetos da CPFL Energia são selecionados para a plataforma “Brasil pelo Meio Ambiente 2023”

A CPFL Energia teve cinco projetos selecionados para participar da plataforma “Brasil pelo Meio Ambiente 2023” (BPMA), uma iniciativa da Amcham (Câmara de Comércio da América) e do ICC Brasil (Comitê Brasileiro da Câmara de Comércio Internacional), com apoio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) nesta edição. Alguns deles serão apresentados também na COP 28, que acontece entre o fim do mês e a primeira quinzena de dezembro em Dubai, pelo diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CPFL, Rodolfo Sirol.

Criado em 2021, o BPMA surgiu da necessidade de compartilhar e dar visibilidade às melhores práticas empresariais brasileiras sobre os temas de preservação ambiental e sustentabilidade. A plataforma reuniu este ano 183 projetos de 111 empresas diferentes. Juntas, as iniciativas representaram um investimento de R$ 31 bilhões em projetos sustentáveis. “Para a CPFL, fazer parte da plataforma BPMA é um reconhecimento do nosso esforço, compromisso e engajamento na construção de um futuro mais sustentável”, afirma Sirol.

A seguir, um resumo sobre cada um dos cinco projetos selecionados:

A dessalinização de águas salobras em comunidades no Rio Grande do Norte associada a energia fotovoltaica e tecnologia de última geração

O projeto de dessalinização da CPFL Renováveis e State Grid leva água potável para 800 residências nas comunidades indígenas de São Bento, Amarelão e Santa Terezinha no município de João Câmara (RN). O sistema de dessalinização, inteiramente automatizado, tem a capacidade de produzir 80 mil litros/dia de água potável, em torno de 20 litros/dia para cada habitante das comunidades atendidas. O sistema é movido à energia fotovoltaica (solar). O impacto em emissões de gases de efeito estufa é zero, mais de 15 toneladas de CO2 são evitados anualmente e a energia excedente é injetada na rede. O projeto realiza o tratamento de água para atender 3 mil pessoas, e gerou 100 postos de trabalho direto e indireto.

“O seu, o meu, o nosso Pacaembu”: exemplo para a descarbonização das cidades

O projeto da concessionária Allegra Pacaembu, em parceria com a CPFL Energia, visa a reforma e modernização da eletrificação do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho. A CPFL será provedora da eletrificação e a geração de energia limpa para o Estádio, por meio da instalação de usinas fotovoltaicas e a gás natural na estrutura do estádio. O projeto prevê a instalação de: duas usinas solares fotovoltaicas, de 258 kWp no total, para gerar aproximadamente 272 MWh/ano de energia proveniente de fontes limpas; uma usina de cogeração, que irá aquecer a piscina olímpica e fornecer água quente ao EDM, gerando ainda 1.400 MWh por ano; e dois bancos de baterias com um total de 1.000 MVA para evitar oscilações de energia e prover em caso de emergência.

Meliponicultura: manejo e conservação de abelhas sem ferrão no litoral médio e litoral norte do Rio Grande do Sul

O projeto de manejo e conservação de abelhas sem ferrão no Litoral Médio e Litoral Norte do Rio Grande do Sul foi desenvolvido pela CPFL em parceira com a Ação Nascente Maquiné (ANAMA), como contrapartida social de um investimento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para implantação

de um complexo eólico no município de Palmares do Sul (RS). O principal intuito foi incentivar a criação, manejo, conservação de meliponíneos como alternativa de produção sustentável em estreita relação com os remanescentes de ecossistemas locais. Entre os objetivos e resultados do projeto: restauração de áreas degradadas; preservação de áreas florestadas; capacitação de 55 produtores rurais; instalação de 33 meliponários; e doação de 121 equipamentos e insumos.

Cadeia Solidária de Frutas Nativas

O projeto teve como objetivo a melhoria e a implantação da agricultura familiar, adequada às condições socioculturais, econômica e ecológicas, tornando as famílias protagonistas da cadeia solidária e geração de renda. O projeto ocorre pela cadeia produtiva das frutas nativas e produtos do extrativismo sustentável, promovendo a conservação das nascentes junto às famílias agricultoras. Mais de 300 famílias foram impactadas diretamente com o projeto, que desenvolveu 35 novos produtos utilizando espécies nativas. Além disso, foi feita implantação dos manejos de restauração de 200 nascentes e fontes de água.

Reflorestamento, viveirismo comunitário e agricultura indígena em aldeias mbya guarani do território litoral norte do Rio Grande do Sul

O projeto busca apoiar a restauração das condições ambientais alinhadas com as tradições culturais da etnia Mbya Guarani em duas comunidades do litoral norte do Rio Grande do Sul: aldeia Nhu Porã (Torres) e aldeia Kuaray Rexë (Osório). O projeto visa melhorar a realidade da comunidade devido à escassez da mata nativa e solo degradado na região, impossibilitando o manejo florestal indígena. Assim, o projeto promoveu a realização de oficinas, plantio agroflorestal, viveirismo e fortalecimento da agricultura. Sessenta famílias foram beneficiadas diretamente e outras 36 de forma indireta. O plantio de mudas ultrapassou nove hectares nas terras indígenas. Também foram implantados 54 quintais agroflorestais, com o intuito de subsidiar as comunidades, além da construção de complexo galpão-viveiro e da realização de diagnóstico socioambiental das aldeias.

Fonte: CPFL Energia