COP27 inicia discussões sobre mudanças climáticas

COP27 inicia discussões sobre mudanças climáticas

A 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 27, começou no dia 06 de novembro em Sharm El Sheikh, no Egito sob as expectativas geradas pelos resultados do relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado em fevereiro deste ano. O documento destaca – agora com mais dados em relação ao relatório anterior – os efeitos das mudanças climáticas no planeta.

O evento deve durar cerca de duas semanas e tem um peso fundamental para ação climática global frente as mudanças climáticas. Por isso, cerca de noventa chefes de estado estarão presentes.

 

Clima, adaptação e vulnerabilidade devem ser principais temas da COP27

De forma geral, o mais recente relatório do IPCC tem como foco os impactos no clima, adaptação e vulnerabilidade, temas que devem fazer parte da agenda do encontro que acontece no Egito.

Na opinião da The Nature Conservancy (TNC), o relatório mostra algumas coisas parecidas com o anterior, mas traz mais dados que descrevem os efeitos das mudanças climáticas com mais exatidão. “O aumento da frequência e intensidade desses eventos ameaçam a saúde e a segurança de milhões de pessoas ao redor do mundo, tanto por impacto direto quanto por consequências das dificuldades para produção de alimentos e acesso a água potável”, destaca o TNC.

Um dado preocupante e que deve ser bastante debatido é o fato de os cientistas detalharem que as temperaturas mais altas estão levando a mais “extremos compostos.” Isto é, quando várias ameaças climáticas (como temperaturas extremas e precipitação) ocorrem ao mesmo tempo e no mesmo lugar e/ou repetidas vezes.

 

O sucesso na COP27

A COP27 vai acontecer em um cenário de instabilidades, mas oferece a possibilidade de promover cooperação no momento em que o mundo mais precisa. Esse é o potencial que deve ser aproveitado por líderes, governos e empresas no Egito.