SENAI está com inscrições abertas até 31 de agosto para Mentoria Remota do Programa de Eficiência Energética – ANEEL

SENAI está com inscrições abertas até 31 de agosto para Mentoria Remota do Programa de Eficiência Energética – ANEEL

O SENAI-SP assessora, por meio do Instituto SENAI de Tecnologia em Energia, indústrias interessadas em participar de chamadas públicas das distribuidoras de energia elétrica, que integram o Programa de Eficiência Energética da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

E, está com as inscrições abertas para as empresas na área de concessão da EDP participarem de mentoria gratuita no âmbito o Programa. Anualmente as concessionárias publicam editais para as indústrias interessadas em receber apoio financeiro para troca de equipamento, instalação de sistemas fotovoltaicos e avaliação de sistemas motrizes, para aprimorar a eficiência energética de suas plantas.

Para receber o apoio do SENAI-SP, as indústrias devem inscrever-se até o dia 31 de agosto pelo link  https://pee-aneel.sp.senai.br/#editais

A preparação da indústria para a fase de submissão dos projetos seja, talvez, a etapa mais importante do processo, e o serviço pode ser realizado pelo SENAI-SP sem custos.

Os interessados receberão apoio para elaboração do diagnóstico energético, dos projetos de geração fotovoltaica e de carga térmica em duas etapas:

  1. Mentoria remota, com especialistas da instituição, com duração de seis semanas para grupos de até 36 indústrias;
  2. Implementação, custeada pelo programa de eficiência energética e que a empresa só começará a pagar após a implementação.

 

 SOBRE O PROGRAMA

O Programa de Eficiência Energética da ANEEL, criado pela lei 9991/2000, dispõe sobre a obrigatoriedade das distribuidoras de energia em aplicar 0,4% da sua receita operacional líquida (ROL) anual em ações de eficiência energética junto aos consumidores finais de energia. A indústria é o principal consumidor final, com 39% do consumo e pode obter financiamento sem juros, parcelado em até 60 meses, com carência no período de implementação do projeto. Os recursos são limitados e acessados por meio de classificação em chamada pública.